Disciplina - detalhe

0110350 - Sistemas de Produção


Disciplina de Graduação

Objetivo
Fornecer conhecimentos básicos sobre os principais sistemas de produção agrícola, florestal e zootécnica no Brasil, a origem e a história da agricultura, das ciências florestais e da zootecnia, os aspectos relacionados com a domesticação de plantas e animais e sua utilização para atender às demandas da sociedade. Assinalar a oportunidade da inserção do biólogo nas pesquisas básicas voltadas para os sistemas produtivos. Avaliar os impactos ambientais dos agroecossistemas e a forma de minimizá-los.

Programa resumido
Origem e história da agricultura; Revolução verde; Bases para a sustentabilidade; Ecossistema versus Agroecossistema; Estrategistas ”k” e “r”; Ciclos biogeoquímicos; Balanço energético; O sistema de Plantio Direto; Adubação verde; Integração Lavoura-Pecuária; Gestão de Processos e Gestão por qualidade. Florestas naturais: Estudo dos principais biomas florestais. As florestas e o ambiente. As florestas e o ciclo da água. Fixação de CO2 pelas florestas. Conseqüências do desmatamento. Estrutura da floresta nativa e de povoamentos florestais. Componentes do perfil florestal. A luz nas florestas e a sucessão florestal. Estrutura de fragmentos florestais. A proteção dos fragmentos florestais visando sua conservação e biodiversidade.
Florestas plantadas: Domesticação de espécies florestais. Características das principais espécies utilizadas nos reflorestamentos. Ecologia das florestas plantadas. Implantação de florestas para fins ecológicos e econômicos: povoamentos puros e mistos. Plantações florestais e sustentabilidade. Plantios de enriquecimento. Elementos de legislação florestal.
Origem e domesticação de animais: Os animais domesticados; Locais de origem e habitat natural; Teorias da domesticação e domesticação das principais espécies; Alterações genéticas, fisiológicas, morfológicas e comportamentais impostas pela domesticação. Melhoramento genético de animais: Adaptação da forma à função decorrente da domesticação; Raças: formação, aptidão e importância; Seleção e sistemas de cruzamento; Linhagens e "híbridos". Produtos de origem animal: Importância econômica e social da produção animal; Produtos para alimentação; Produtos para confecção; Produtos especiais; Subprodutos e sua reciclagem. Nutrição e alimentação animal: Nutrição e nutrientes; Digestão e metabolismo dos nutrientes em ruminantes e não ruminantes; Características químicas e nutricionais dos alimentos; Rações e exigências nutricionais; Alimentação dos animais.
Noções sobre os danos causados pelos insetos no ambiente. Insetos benéficos. Métodos de controle biológico de insetos e suas implicações.

Programa
Introdução à Agricultura
a) Origem e História da agricultura;
b) A revolução verde
c) O advento dos insumos modernos de produção
d) Os perigos do uso indiscriminado de defensivos
e) Atual estado da arte
f)Bases para a elaboração de Sistemas de produção eficientes, racionais e sustentáveis.

Ecossistema versus Agroecossistema
a) Conceituação e importância
b) Estrutura-função
c) Leis ecológicas básicas
d) Características do agroecossistema em comparação ao ecossistema natural
e) Limitações do agrecossistema
f) Estrategistas”k” e “r”
g) O sonho da sustentabilidade
h) Estratégias básicas de manejo

Ciclos biogeoquímicos e Balanço energético
a) Nutrientes essenciais à vida vegetal
b) Fontes dos nutrientes na agricultura
c) Relações solo-planta-atmosfera
d) Os ciclos biogeoquímicos
e) Agricultura versus Energia
f) Balanço energético

O Sistema de Plantio Direto
a) Breve histórico
b) Conceituação e importância
c) Principais vantagens de sua plena adoção
d) O plantio Direto no Brasil
e) A contribuição do Sistema de Plantio Direto para a ambiente
(ênfase a manutenção da biodiversidade, redução do uso de defensivos, redução do potencial poluidor do nitrogênio e seqüestro de carbono)

Princípios Básicos de Adubação Verde, Integração Lavoura-Pecuária, Rotação de Culturas e Consorciação de culturas.

Sistemas de Produção na Empresa Agrícola
a) Princípios básicos de gerenciamento
b) Integração de atividades
c) Visão holística do processo
d) Gestão de processos
e) Gestão por qualidade

Principais biomas florestais
Aspectos ecológicos, silviculturais e econômicos. Caracterização geral das florestas. Florestas sempre-verdes, caducifólias e semicaducifólias. Florestas pluviais tropicais, florestas boreais, florestas temperadas, florestas esclerófilas, florestas de monções e florestas de altitude. A floresta amazônica, a mata atlântica e as florestas de araucárias.As florestas e o ambiente. Efeito das florestas sobre o regime hídrico e o efeito estufa.

Estrutura florestal
Estrutura da floresta natural e das plantações florestais. Componentes do perfil florestal. A energia radiante nas florestas e reflexos no microclima. A dinâmica do ecossistema florestal e da sucessão florestal. Elementos de hidrologia florestal: conceito de microbacia hidrográfica, evaporação da água, interceptação, infiltração, armazenamento e variações no deflúvio. Qualidade da água.

Manejo florestal
Conceito de manejo florestal sustentável. Uso das florestas plantadas e seu reflexo sobre os recursos naturais renováveis. Caracterização das plantações florestais dentro do processo de sucessão ecológica. Implantação de florestas para fins ecológicos e econômicos: povoamentos puros e mistos. Plantios de enriquecimento. Uso das plantações florestais na revegetação e recuperação de áreas degradadas. Produtividade primária das plantações florestais. Conceitos de incremento e de volume madeireiro.

Nutrientes e sustentabilidade florestal
A ciclagem dos nutrientes nas plantações florestais e a sustentabilidade. Os ciclos geoquímico, biogeoquímico e bioquímico. Impacto das plantações florestais no equilíbrio hidrológico. Plantações florestais e conservação da biodiversidade. Planejamento ambiental e conservação da biodiversidade em áreas florestadas. A proteção dos fragmentos florestais, visando sua conservação e biodiversidade. Elementos de legislação ambiental aplicada aos recursos florestais. Domesticação de espécies florestais exóticas e nativas para reflorestamento. Observação de viveiros florestais e atividades silviculturais.

Origem e domesticação de animais
a) Os animais domesticados: ovinos, caprinos, bovinos, suínos, galinhas, perus e outras espécies;
b) Locais de origem e habitat natural;
c) Teorias da domesticação e domesticação das principais espécies;
d) Alterações genéticas, fisiológicas, morfológicas e comportamentais impostas pela domesticação.

Melhoramento genético de animais
a) Adaptação da forma à função decorrente da domesticação;
b) Raças: formação, aptidão e importância;
c) Seleção e sistemas de cruzamento;
d) Linhagens e "híbridos".

Produtos de origem animal
a) Importância econômica e social da produção animal;
b) Produtos para alimentação: carne, leite, ovos;
c) Produtos para confecção: lã, pele, couro.
d) Produtos especiais: plumas, penas, cerdas;
e) Subprodutos e sua reciclagem.

Nutrição e alimentação animal
a) Nutrição e nutrientes;
b) Digestão e metabolismo dos nutrientes em ruminantes e não ruminantes;
c) Características químicas e nutricionais dos alimentos;
d) Rações e exigências nutricionais;
e) Alimentação dos animais.

Controle biológico de insetos e seu impacto no meio ambiente

Bibliografia
Ambrosano, E.(editor) Agricultura ecológica. Guaíba. Agropecuária.1999. 398p.

Dorst, J. Antes que a natureza morra. São Paulo. EDUSP. 1973. 393p.

Ehlers, E. Agricultura sustentável: Origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo. Livros da terra. 1996. 178p.

Fancelli, A.L. (Coord.). Plantio direto no Estado de São Paulo. Assis. FEALQ/ESALQ/USP. 1989, 190p.

Fancelli, A.L. Sistema de produção. Piracicaba, ESALQ/SEBRAE, 1994. 197 p. (ESALQ/USP-Cursos Agrozootécnicos).


GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R.P.L.; BATISTA, G.C.de; BERTI FILHO, E.; PARRA, J.R.P.; ZUCCHI, R.A.; ALVES, S.B.; VENDRAMIM, J.D.; MARCHINI, L.C.; LOPES, J.R.S.; OMOTO, C. Entomologia Agrícola. Biblioteca de Ciências Agrárias Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP: FEALQ, 2002, 920p.

Heiser Junior, C.B. Sementes para a civilização. São Paulo. EDUSP. 1977. 253p.

Loomis, R.S. & Connor, D.J. Crop ecology. Cambridge. Cambridge University Press. 2000. 538p.

Maynard, L. A., Loosli, J. K., Hintz, H. F., Warner, R. G. Nutrição Animal. 3.a ed., Rio de Janeiro. Livraria Freitas Bastos. 1984. 726p.

Montaldo, P. Agroecologia del tropico americano. San Jose. Costa Rica. IICA. 1982. 207p.

PARRA, J.R.P., P.S.M. BOTELHO, B.S. CORRÊA-FERREIRA, J.M.S. BENTO (eds.). 2002. Controle Biológico no Brasil: Parasitóides e Predadores. 1 vol., São Paulo: Editora Manole. 609p.

Torres, A. P., Jardim, W. R., Jardim, L. Manual de Zootecnia - Raças que interessam ao Brasil. Piracicaba. Editora Agronômica Ceres. 1995. 299p.