Disciplina - detalhe

LPV0513 - Agroecologia e Agricultura Orgânica


Disciplina de Graduação

Objetivo
Agroecologia e Agricultura Orgânica é um curso direcionado para a síntese de conhecimento das ciências agrárias, tendo como eixo pedagógico o desenvolvimento de um plano de conversão para estilos de agricultura mais sustentáveis. Está voltado ao desenvolvimento regional, tendo como ênfase os aspectos biológicos da construção de agroecossistemas mais sustentáveis, incluindo temáticas sócio-econômicas e culturais relevantes para essa construção. No final do curso, espera-se que o participante esteja apto a diagnosticar, analisar, planejar e manejar sistemas de produção agrícola em bases ecológicas nas condições reais em que os sistemas operam.

Programa resumido
Origem e desenvolvimento da agricultura e domesticação de plantas e animais. A natureza como modelo para a estruturação e o manejo de sistemas agrícolas. O conceito de fertilidade do sistema como abordagem integradora das atividades na propriedade. Elaboração de planos de conversão para a agricultura de base ecológica em propriedades reais. Agricultura orgânica. Agricultura de base ecológica e os desafios da sustentabilidade do sistema agro-alimentar.

Programa
Origens da Agricultura, domesticação de plantas e animais e regiões de origem de espécies domésticas. O Conceito de conforto fisiológico. 2. A abordagem sistêmica na produção agrícola, com ênfase nas explorações em que predomina mão de obra familiar. 3. A natureza como modelo para a estruturação e o manejo de sistemas de produção agrícola. Diretrizes aprendidas da natureza para a estruturação e condução dos sistemas. 4. Principais criações domésticas, características alimentares e digestórias e seus estercos. 5. O conceito de fertilidade do sistema, em oposição à fertilidade do solo. Aplicações do conceito de fertilidade do sistema e das diretrizes aprendidas da natureza na condução de diferentes explorações agrícolas. 6. Alimentação sustentável e produção para consumo local. 7. Energia na Agricultura. 8. Agricultura Orgânica – legislação e comercialização. 8. Agricultura de base ecológica e os desafios para a alimentação humana e a conservação dos recursos naturais no século XXI. 9. Elaboração de planos de conversão para a agricultura de base ecológica. Nas aulas teórico-práticas estão incluídas visitas técnicas a iniciativas de referência em produção orgânica na região.

Bibliografia
ALTIERI, M.A., 1983. Agroecologia. Bases científicas para uma Agri-cultura Alternativa. Universid. da California, Berkeley, 158 p.

AUBERT, C., 1976. A industrialização da Agricultura. Afrontamento, Porto.

GOLLEY, F.B. et alii, 1978. Ciclagem de minerais em uma ecossistema de floresta tropical
úmida. Pedagógica e Universitária, EDUSP, SP, 252 p.

KOEPF, H.H., SHAUMANN & B.D. PETTERSON, 1983. Agricultura Biodinâmica, Nobel, São
Paulo, 316 p.

KIEHL, E.J., 1985. Fertilizantes Orgânicos. Ceres, São Paulo, 492 p.

MOONEY, P.R., 1986. Sementes patenteadas: instrumentos de domínio mul-ti-nacional. Nobel, São Paulo.

ODUM, E., 1977. Ecologia. Pioneira, EDUSP, São Paulo, 201 p.

PASCHOAL, A.D., 1979. Pragas, praguicidas e a crise ambiente: problemas e soluções.
Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 102 p.

PASCHOAL, A.D., 1983. O ônus do modelo da agricultura industria. Rev. Brasileira de Tecnologia. 14(1): 17-27.

PASCHOAL, A.D., 1983. Biocidas - a morte a curto e a longo prazo. Rev. Brasileira de Tecnologia. 14(1): 28-40.

PASCHOAL, A.D., 1994. Produção orgânica de alimentos: Agricultura Sus-tentável para os séculos XX e XXI, Edição do Autor, Piracicaba, 191 p.

PRIMAVESI, A., 1985. Manejo ecológico do solo. Nobel, São Paulo, 514 p.

RODET, J.C., 1978. A Agricultura Biológica. Edições Itaú, Lisboa, 165 p.