Laboratório de Pós-Colheita de Produtos Hortícolas

Telefone:
+55 (19) 3429.4190

O laboratório de Pós-colheita de Produtos Hortícolas iniciou suas atividades em 1999 e, desde então, desenvolve pesquisas relacionadas a fisiologia e tecnologia pós-colheita de frutas, hortaliças e flores.

O laboratório dispõe de robusta infraestrutura composta por cromatógrafo líquido de alta performance (HPLC), cromatógrafos a gás, espectrofotômetro de microplacas, centrífuga refrigerada, balanças de precisão, ultrafreezer, freezers, câmaras de refrigeração, analisadores de gases e equipamentos para estudos com atmosferas controlada e modificada, dentre outros itens.

Linhas de Pesquisa e parcerias

A maioria das pesquisas desenvolvidas no laboratório estão relacionadas a:

• Entendimento dos mecanismos de amadurecimentos dos frutos;
  • Técnicas para controle do amadurecimento, tais como reguladores vegetais, redução do etileno no armazenamento, alterações da composição gasosa e recobrimentos naturais, dentre outras;
  • Estratégias para redução de danos mecânicos na pós-colheita;
  • Ponto de colheita e qualidade
  • Frutas nativas não convencionais. Essas pesquisas têm ocorrido por meio de um projeto de grande porte, multidisciplinar e interinstitucional.

A maioria dos projetos são financiados por agências oficiais de fomento à pesquisa, entretanto, o laboratório possui também parcerias com a iniciativa privada. Estas parcerias são oficializadas junto à universidade e ocorrem nas formas de apoio a pesquisas do laboratório, projetos contratados e prestação de serviços.

As parceiras com grupos de pesquisa desta e de outras instituições têm sido frequentes e destacamos algumas a seguir: University of Florida, Ohio State University, Texas A&M University, The University of Queensland, Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio, Faculdade de Ciências Agrárias de Veterinárias – UNESP, Embrapa Instrumentação, Embapa Mandioca e Fruticultura, Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP, Centro de Energia Nuclear na Agricultura - USP e Departamentos da ESALQ-USP.

Equipe multidisciplinar de trabalho:

Os projetos são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores das áreas de fitotecnia, fisiologia, bioquímica, fitopatologia, tecnologia de alimentos e engenharia, dentre outras.

Além dos docentes, a equipe conta também com um técnico de nível superior, responsável pelo laboratório.
A equipe conta também com um grupo de alunos de graduação e de pós-graduação e pesquisadores em nível de pós-doutorado.

Equipamento Multiusuário (EMU): Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC)