Histórico

O Departamento de Produção Vegetal foi criado em 02/12/1998 a partir da Reforma Departamental da ESALQ/USP pela união dos Departamentos de Agricultura e Horticultura.

O Departamento de Produção Vegetal atua em diferentes áreas de grande importância ao desenvolvimento da agricultura nacional.  Na área de ensino de graduação, o Departamento oferece 6 disciplinas obrigatórias e 24 disciplinas optativas envolvendo aspectos de tecnologia voltadas a sistemas de produção de grandes culturas (Alimentícias, Extrativas, Oleaginosas, Fibrosas  e Estimulantes), assim como em sistema de produção de hortaliças, flores e frutas, como também na área de Tecnologia de Sementes, Sistemas de Manejo de Plantas Daninhas e Agricultura Irrigada.

As disciplinas oferecidas pelo Departamento de Produção Vegetal estão diretamente relacionada às atividades profissionais do Engenheiro Agrônomo, e conseqüentemente ocorre a demanda extremamente alta dos alunos  nessas disciplinas para que possam ter uma formação adequada.

Na pós-graduação o Departamento de Produção Vegetal é responsável pelo Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia a nível de mestrado a partir de 1968 e doutorado a partir de 1986. É um dos cursos com maior procura dentre os oferecidos pela ESALQ/USP.

O Departamento de Produção Vegetal tem atuado em linhas de pesquisa básicas, assim como em linhas de pesquisas aplicadas, que estão constantemente sendo atualizadas com a introdução de novas linhas de atuação como ocorreu recentemente com o melhoramento genético in vitro de fruteiras, pós-colheita de frutas, flores e hortaliças, modelagem em agricultura, análise de imagens em vegetais, produção de mudas de alta qualidade, produção hortícola em ambiente climatizado, impacto ambiental de herbicidas e resistência de plantas daninhas aos herbicidas.

As atividades de pesquisa com a captação de recursos externos, como da FAPESP, outras instituições governamentais e empresas privadas, tem permitido a condução de projetos de pesquisas multidisciplinares e inter-institucionais.  Também, atualmente o Departamento tem à disposição para ensino e pesquisa os seguintes laboratórios: Laboratório de Produção de Sementes, Laboratório de Propagação de Plantas, Laboratório de Análise de Imagens, Laboratório de Fisiologia de Produção Hortícola, Laboratório de Herbicidas, Laboratório de Pós-Colheita, Laboratório de Borracha, Clínica de Plantas, Laboratório de Biologia de Plantas Daninhas, Laboratório de Paisagismo.  Dispõe também de uma Usina de Beneficiamento de Sementes e uma Usina de Secagem e Beneficiamento de Grãos.

As pesquisas tem sido conduzidas em colaboração com várias instituições nacionais, como também com instituições internacionais como:  Centre for Plant Breeding and Reproduction Research (Wageningen, Holanda), Ohio State University (EUA), Purdue University (EUA), University of Califórnia (EUA), Iowa Extension Service (EUA), Agricultural Production System Research Unit/DPI/CSIRO (Austrália), Instituto Superior de Ciências Agropecuárias de Bayano (Cuba), Food Agriculture Organizacion, Long Ashton Research Center (Inglaterra)  e Colorado State University (EUA).

As atividades de extensão universitária tem sido intensiva através de cursos de atualização de conhecimentos, elaboração de softwares, elaboração de textos técnicos dirigidos ao setor produtivo, além do atendimento a produtores rurais.

Atualmente o Departamento conta com 16 docentes dos quais 03 são professores titulares, 08 professores associados e 5 professores doutores.

A área física do Departamento distribui-se nos pavilhões de Horticultura, Agricultura e Tecnologia de Sementes.  Também é responsável por uma área experimental expressiva, onde estão implantadas culturas perenes (citros, seringueira, café, manga, banana, pêssego, etc...) e outras culturas anuais.  As áreas irrigadas  contemplam uma várzea para a cultura do arroz, um pivô central, e outras áreas com pontos de irrigação por aspersão.

Áreas de Atuação

• Sistemas de Produção em: Plantas Alimentícias, Plantas Extrativas, Plantas Oleaginosas, Plantas Fibrosas, Plantas Estimulantes.
  • Sistemas de Produção em: Fruticultura, Olericultura, Paisagismo, Floricultura.
  • Tecnologia de Produção de Sementes.
  • Biologia e Manejo de Plantas Daninhas
  • Agricultura Irrigada